sábado, 17 de dezembro de 2011

ENTREVISTA AO "SRº FUTSAL" NO DISTRITO DE BEJA

A ENTREVISTA QUE SE IMPUNHA NESTE MOMENTO EM QUE A A ARBITRAGEM DISTRITAL SE VÊ CONFRONTADA COM ALGUMAS CRITICAS ,NADA MELHOR QUE PERGUNTARMOS AO IMPULSIONADOR E  DINAMIZADOR  DO FUTSAL NO DISTRITO DE BEJA.
JOSÉ ANTÓNIO QUINTA QUEIMADA
OBSERVADOR FUTSAL
COORDENADOR TÉCNICO DA A.F.BEJA PARA O FUTSAL

JFB-       PERMITA-ME QUE O TRATE POR SRº FUTSAL, SENDO ESTA A PRIMEIRA PERGUNTA QUE ME SURGE.COMO VÊ A ARBITRAGEM NO QUE CONCERNE AO FUTSAL NO NOSSO DISTRITO?
JAQQ-Sr. Futsal, não, apenas faço parte de um puzzle que gosta da modalidade e sou peça activa dessa mesma modalidade há longos anos primeiro como praticante de futebol de 5 e depois no futsal . A arbitragem tem melhorado no nosso distrito quer queiram, quer não, o que descontenta as pessoas quando perdem é que os nossos árbitros depois de tirarem o curso, a maioria deles vem do futebol e tem de fazer uma adaptação ao futsal, como não temos equipas jovens de formação, esses árbitros fazem a sua formação nos jogos de seniores que á partida parecem ser mais fáceis de dirigir, não quero com  isto menosprezar ninguém pois todas as equipas me merecem o máximo respeito. Arbitrar futsal, não é o mesmo que arbitrar futebol. 


JFB-       NUNCA ANTES O CONCELHO DE ARBITRAGEM TEVE DOIS REPRESENTANTES NO 2º ESCALÃO DO FUTSAL PORTUGÊS.COMO AVALIA O DESEMPENHO DESTES DOIS ÁRBITROS E O QUE PODE TRAZER AOS QUE JOVENS QUE COMEÇAM AGORA?
JAQQ-Aqui está a prova que os nossos árbitros tem valor, esta dupla é simplesmente a mais jovem dos quatros nacionais e o seu empenho e valor é reconhecido a nível nacional que por vezes não acontecer a nível distrital. É com grande satisfação que acompanho as suas carreiras e a sua evolução vendo nelas a continuidade de um trabalho que começou, salvo erro em 1998/99 quando a FPF solicitou a presença de duas pessoas para frequentar o Curso de Monitores de Arbitros de Futsal , eu e o Jaime Vieira que tinha sido arbitro dos quadros nacionais de futsal fomos os indicados para frequentar esse mesmo Curso, começamos por introduzir as leis de jogo oficiais nos torneios populares e maratonas que arbitrávamos, depois o Jaime seguiu por outros caminhos e eu continuei dedicado á modalidade, realizando vários Cursos de Árbitros de Futsal e lançando as sementes que hoje estão a dar os seus frutos. Brevemente o Conselho de Arbitragem irá realizar mais um Curso e o objectivo será de criar um Quadro só de árbitros de Futsal para que o aperfeiçoamento seja melhor. Aos jovens que começam agora o melhor conselho que lhes dou é não virem a cara á luta e lutem pelos vossos objectivos dedicando-se de alma e coração a esta causa.


JFB-      SINCERAMENTE E SEM LHE PEDIR PARA FALAR DE NOMES, ACHA QUE NO FINAL DESTA ÉPOCA O C.A. VAI CONSEGUIR ENVIAR UM CANDIDATO PARA AS PROVAS DE ACESSO Á 3ª DIVISÃO?SABENDO QUE OS DOIS ÚLTIMOS ANOS FORAM UM DESASTRE A ESSE NÍVEL.
JAQQ-Não quero passar pelo mesmo das épocas transactas depois de três de sucesso, que foi a minha subida aos quadros nacionais como observador, a subida de dois árbitros nos dois anos seguintes e depois a desilusão, sendo a mais grave a que aconteceu na época passada que chegamos ao fim e não tínhamos ninguém para indicar aos exames dos quadros nacionais. Não chorei porque não sou homem de choros, mas pensei afinal o que ando aqui a fazer e sinceramente pensei abandonar, mas depois o meu presidente moralizou-me levantei a cabeça e resolvi, se abandono vai tudo por agua abaixo e continuei o trabalho que espero seja positivo no final da época.


JFB-      EM TERMOS PESSOAIS SABEMOS QUE A ÉPOCA PASSADA DITOU A SUA DESCIDA AOS DISTRITAIS COMO OBSERVADOR, ESTA ÉPOCA QUAIS SÃO AS AMBIÇÕES?
JAQQ-A minha descida já foi ontem, penso voltar este ano a prestar provas para regressar aos Quadros nacionais estou a trabalhar para isso, mas o mais importante é a subida de mais um árbitro aos Quadros Nacionais e claro a minha subida que é importante e trás benefícios á modalidade e faz com que o nosso Conselho seja visto com outros olhos sendo muito importante estar alguém no Quadro de Observadores Nacionais.


JFB-      TÊM EXPLICAÇÕES PARA A POUCA EVOLUÇÃO DO FUTSAL NO NOSSO DISTRITO SABENDO QUE POR EXEMPLO NO DISTRITO DE ÉVORA O ARRANQUE DA MODALIDADE DEU-SE MAIS TARDE E QUE ACTUALMENTE ALÉM DO FUTSAL SÉNIOR MASCULINO COM 10 EQUIPAS AINDA TÊM SENIOR E JUNIOR FEMININO E JUVENIS,INICIADOS,INFANTIS E BENJAMINS?
JAQQ-Já o disse noutra entrevista as pessoas, clubes e Instituições não estão viradas para o Futsal e enquanto não haver equipas que se dediquem á formação, a modalidade pouco evolui. Évora começou depois de nós mas há muitas equipas de formação e de futsal feminino a nível de vilas e aldeias. Temos a Baronia que tem formação e vai competir na AFÉvora  e nada mais, enquanto não aparecer mais exemplos destes marcamos passo. As equipas do distrito reforçam-se com jogadores que sobram do futebol e torna o nosso futsal menos competitivo enquanto estes jogadores não se adaptam ao futsal, e esta época já se vêem bons jogos de futsal quando os intervenientes são grupos que jogam juntos há duas ou três épocas como o NSMoura, o Alcoforado, SAAlmodovarense e o IPBeja (esta equipa tem a vantagem de captação maior com jogadores que estão a estudar em Beja e são naturais doutros distritos mais evoluídos na prática de futsal), O Alfundão está bem orientado por um técnico com provas dadas e a surpresa  vem de ADANSBento a apresentar um futsal agradável de seguir,  o Vila Ruiva que também está a fazer a sua adaptação á modalidade fazendo um trabalho positivo e de evolução, a  ASurdos de Beja faz o que se pode fazer evidenciando o seu valor em participar e não virar cara á luta é de louvar a sua presença contribuindo para que o campeonato tenha mais jogos. Com esta retrospectiva não quero  menos prezar o valor de ninguém e todos me merecem o máximo respeito.

JFB-       SINCERAMENTE O FUTSAL É O PARENTE POBRE DO FUTEBOL 11 NA A.F.BEJA?
JAQQ-Não vou por ai, o futsal tem que conquistar o seu espaço claro que há divergências quando os jogos são disputados á sexta-feira ás 21h30, mas de momento não há outra alternativa por vários motivos dos quais já frisei a falta de um Quadro Único de Árbitros de Futsal, arbitros só de Futsal temos neste momento apenas 3.

JFB-      NÃO PODIAMOS DE DEIXAR DE FALAR DAS CRITICAS FEITAS NESTE NOSSO ESPAÇO PELO SR.RAMOS DIRECTOR DO VILA RUIVA F.C.QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE AS MESMAS E SE TÊM FUNDAMENTO?
JAQQ-O Sr Ramos lá tem as suas razões, por acaso fiz observação nesse jogo e parece-me que se calhar a equipa do Sr Ramos foi a menos prejudicada no contexto geral do jogo, e cá vem á baila a falta de equipas de formação onde o árbitros deveriam fazer a sua formação, já que os árbitros tiram o seu Curso e depois tem de arbitrar jogos que á partida nos parecem mais fáceis, não quero menosprezar o valor de  ninguém e claro tem os seus erros, certo é que todos os árbitros que arbitram Futsal estão certificados para o fazer.


JFB-     POR ÚLTIMO QUEREMOS AGRADECER  A FORMA CÉLERE COMO SE MOSTROU PARA NOS CONCEDER ESTA ENTREVISTA E QUEIRA DEIXAR UMAS PALAVRAS AOS NOSSOS LEITORES,O NOSSO DESDE JÁ MUITO OBRIGADO .
JAQQ-Eu é que agradeço o espaço que me concederam e incentivar-vos a continuar o vosso trabalho na divulgação positiva do Futsal, sei que não é fácil manter um blog devidamente actualizado, mas quem gosta e corre por gosto não cansa, da minha parte estarei sempre ao dispor peço-lhe no entanto que cortem os comentários que por vezes ofendem as pessoas que se dedicam á modalidade de alma e coração a troco de nada. A todos os visitantes desejo um Bom Natal e um Feliz Ano Novo, com grandes jogos de Futsal.

Sem comentários: