RICARDO RODRIGUES ENQUANTO TREINADOR DE UMA EQUIPA FEMININA
1.JF- COMO SURGIU ESTA OPORTUNIDADE DE SE ESTREAR COMO TREINADOR DE UMA EQUIPA SENIOR NAS PROVAS DISTRITAIS DE FUTSAL?
R.R- De forma muito natural, pois é uma modalidade que me apaixona, como outra qualquer paixão que nos mantêm activos e dinâmicos e nos leva a envolver-nos.
2.JF- QUAIS FORAM OS OBJECTIVOS TRAÇADOS PELA DIRECÇÃO E EQUIPA TECNICA QUANDO SE LANÇARAM NESTA AVENTURA?
R.R- Um grupo de dirigentes do clube de Vila Ruiva manifestou interesse em desenvolver esta modalidade na sua terra, questionaram-me se eu estava interessado em envolver-me nessa tarefa, disse-lhes que tenho uma dívida nunca paga na promoção de hábitos e gostos por esta modalidade no concelho onde com muito gosto vivo, como vê foi facílimo.
3.JF- SABENDO QUE ESTÁ ARREDADO DA LUTA PELO PLAYOFF DO TITULO MAS QUE NA ULTIMA JORNADA DA TAÇA AINDA TÊM UMA PALAVRA A DIZER. COMO VÊ O SEU ANO DE ESTREIA AO COMANDO DA EQUIPA DO VILA RUIVA F.C?
R.R- Não me revejo nessa questão, nunca esteve subjacente ao que me propus, que foi tão-somente dar umas dicas, dizer umas coisas… apresentar aprendizagens, desenvolver competências inerentes a este belo jogo.
4.JF- TODOS TÊM CONSTATADO QUE A SUA EQUIPA TEM VINDO A EVOLUIR E FÊ-LO DURANTE O CAMPEONATO, UMA VEZ QUE ESTA FOI A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PARA ALGUNS JOGADORES.PENSA DAR CONTINUIDADE A ESTE PROJECTO?
R.R- Vai depender do clube continuar ou não apostado em promover esta modalidade.
5.JF- COMO HOMEM LIGADO AO DESPORTO ESCOLAR, TENDO SIDO DURANTE MUITOS ANOS TREINADOR DE UMA EQUIPA DE FUTSAL FEMININA, NÃO ACHA QUE DEVIAM SER LANÇADAS AS SEMENTES DO FUTSAL COMEÇANDO POR TER CAMPEONATOS NAS CAMADAS JOVENS?
R.R- Bateu na génese da questão fez-me uma pergunta muito importante para mim que é a formação nas camadas jovens, porque esse é o pressuposto primordial de qualquer modalidade, sem este qualquer projecto, com o tempo esmorece e definha, a formação para alem de potenciar atletas nesta modalidade, vai criar nesses jovens, quando adultos o vicio pelo belo jogo e o vicio e como uma doença transmissível está sempre activa. Em relação à primeira parte da sua questão fez mal o seu trabalho de informação pois desde 1996 que trabalho com jovens de ambos os sexos inicialmente no chamado futebol de cinco e nos dias de hoje com o Futsal, mas se for perseverante e quiser saber mais talvez se consultar os arquivos do desporto escolar, poderá eventualmente vir a saber quantos campeonatos distritais de iniciados ou de juvenis, femininos ou masculinos de Futsal ganhei, quantos campeonatos regionais ganhei e quais os resultados nos campeonatos nacionais.
6.JF- TÊM NAS SUAS MÃOS ALGUNS JOGADORES QUE EMBORA AINDA BASTANTE JOVENS (INCLUSIVÉ JUNIORES), JÁ SÃO VISTOS POR TODOS QUE ACOMPANHAM O FUTSAL DISTRITAL COMO EXCELENTES EXECUTANTES, É NESTA BASE QUE GOSTA DE TRABALHAR? JOVENS COM GRANDE POTENCIAL DE EVOLUÇÃO?
R.R- Sem dúvida. Os jovens tem um enorme potencial de aprendizagem, é muito aliciante principalmente quando os próprios jovens sentem que estão a crescer nos diferentes domínios do belo jogo. Os adultos que normalmente vem do futebol tem os vícios inerentes a esse jogo, o mais comum é o de pensarem que sabem muito, quando se pensa que se sabe quase tudo, já não se aprende nada
7.JF- O CAMPEONATO DISTRITAL ESTÁ NUMA FASE DECISIVA EM RELAÇÃO AO ACESSO AOS PLAYOFFS ONDE NINGUEM SE PODE DAR AO LUXO DE PERDER PONTOS, SABENDO QUE UM DIRECTOR DO SEU CLUBE FEZ DURAS CRITICAS Á ARBITRAGEM ACHA QUE A MESMA ESTÁ Á ALTURA DAS CIRCUNSTÂNCIAS?
R.R- Não sabia que um dos dirigentes deste clube fez duras críticas à arbitragem. Não gosto muito de entrar nesse jogo de apreciações, não me parece positivo e construtivo para a modalidade. Pela minha parte, tive o cuidado de pedir no inicio da pré-época, ao senhor Vítor Rocha que fizesse uma prelecção sobre as regras que regem o belo jogo aos atletas e consubstanciasse na prática do treino facto que este senhor gentilmente se aprestou a realizar dando o seu melhor e como tal só lhe devo agradecer a sua prestimosa ajuda. Acho que os árbitros se esforçam para conseguir boas prestações nos jogos
8.JF- O QUE PENSA EM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS E CALENDARIZAÇÃO DESTE CAMPEONATO E TAÇA DISTRITAL QUE POR MUITOS É CRITICADA E APONTADA COMO UMA DAS RAZÕES PARA O POUCO ÊXITO DESTE DESPORTO NO NOSSO DISTRITO EM COMPARAÇÃO COM OUTROS DISTRITOS?
R.R- Não me parece que tenha tanto peso como quer referenciar. Já agora sempre vou opinar sobre o campeonato, entendo que na próxima época devem envolver todos os clubes nos playoffs.
9.JF- EM RELAÇÃO AO VILA RUIVA F.C. ACHA QUE NA PRÓXIMA ÉPOCA ESTE CLUBE TÊM CONDIÇÕES PARA LUTAR PELO TITULO DISTRITAL?
R.R- Sinceramente não sei, se continuarem vão melhorar. Esse é o pressuposto essencial, a continuidade.
10.JF- GOSTAVA QUE ME DESCREVESSE NUMA SÓ PALAVRA CADA UMA DAS EQUIPAS SUAS ADVERSÁRIAS.
R.R-
A.D.V.N.SÃO BENTO- Experiência I.P.BEJA- Inconstância S.A.ALMODOVARENSE- Futsal N.SPG.MOURA- Pivô G.D.C.ALCOFORADO- Lutadores C.C.D.ALFUNDÃO- Evolução A.SURDOS BEJA- Campeões
|
Sem comentários:
Enviar um comentário